quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Call Center - Envio de E-mails

Produto: Totvs Protheus  Call Center                                                                               
Processo do Sistema: Envio de E-mails
SubProcesso:  

Definição do Processo
Procedimentos para envio de e-mails no Call Center
Descrição do Processo
1-)Configurador – Ambiente/Usuario/Senhas/Senhas de usuário: Acessar o usuário configurado para efetuar o atendimento Call Center – Telemarketing, selecionar a pasta Outras Informações, cadastrar e-mail
Ex: fulano@totvs.com.br
2-)Configurador – Ambiente\WorkFlow\Email/Proxy: Cadastrar no campo nome do servidor o servidor de envio de e-mails: ex: smtp.empresa.com.br e a conta utilizada pela empresa. (Verificar com o administrador da conta, qual a Conta e Senha utilizados para envio de e-mail)
Campo: Servidor de E-mail necessita de Autenticação = SIM
- Quando as empresas usam autenticação de e-mail, significa que a empresa quer garantir que o somente o Operador “João” pode mandar (e receber) e-mails somente com a sua “Conta”. Ou seja, ela quer garantir que a pessoa que envia e recebe os e-mails seja única.
- Na autenticação é preciso saber qual a regra foi adotada pela empresa. Exemplo: a empresa adotou o mesmo nome do endereço (email@empresa.com.br) idêntico ao nome da conta, ou seja a conta não é “João da Silva” a conta é “email@empresa.com.br”, sendo assim, é só informar no cadastro de Operadores campo Conta o endereço de email.
3-)Configurador: Ambiente\WorkFlow\Contas de Email:  Realizar o cadastro da conta de email do usuário.
4-)Acessar o Call Center com usuário de Telemarketing.
5-)No cadastro de Grupo de Atendimento – pasta Telemarketing informar o campo Envia E-mail(U0_USAMAIL) = SIM.
6-)No cadastro de Ações: associar o responsável (usuário que vai receber o e-mail)
Ex: beltrano@totvs.com.br
7-)Cadastro de Operadores, botão de Configuração de e-mail informar:
     Conta: " fulano" (conta não é o e-mail)
     Senha: Senha que vc utiliza ao usar o e-mail cadastrado no SIGACFG ( fulano@totvs.com.br) – caso necessite aumentar o tamanho dos campos deverá acessar via Configurador a tabela SU7 e aumentar o tamanho dos campos U7_CONTA e U7_SENHA
7-)Ao confirmar um atendimento no Telemarketing se for selecionado um Responsável que tenha o e-mail cadastrado no SIGACFG ( beltrano@totvs.com.br) o sistema enviará um e-mail para esse usuário, independente do status da operação.

Emissão de fatura - Cadastro de tabela de honorários

Produto: BCS, BCSFaturamento
Processo do Sistema: Emissão de fatura.
SubProcesso: Cadastro de tabela de honorários.

Sintoma

Uma nova tabela de honorários é cadastrada para um caso antigo sem que o histórico desta seja verificado. Existem “time sheets” lançados anteriores ao cadastro da tabela.
Na emissão da pré fatura o sistema informa que existem lançamentos sem categoria cadastrada.

Causas

Quando cadastrada uma nova tabela de honorários e ela é definida como padrão do caso, e existem “time sheets” cadastrados em meses anteriores a inclusão desta, o sistema não consegue calcular o valor do lançamento, pois ele baseia-se na categoria e no “ano-mês” da respectiva tabela para fazer o calculo do valor em função do tempo (valor hora da categoria multiplicado pelo tempo trabalhado).

Solução

Nesse caso é necessário cadastrar o histórico da tabela contendo todas as categorias. Esse cadastro é feito dentro do módulo BCSCadastro, na guia de faturamento escolhe-se a opção Profissionais, Tabela de Honorários. Após pesquisar pela tabela em questão ir até guia de Histórico, incluir o Histórico da Tabela, depois incluir respectivamente o Histórico da Categoria e Histórico dos Profissionais.









Inclusão de Processo

Produto: BCS, BCS Jurídico                                  
Processo do Sistema: Inclusão de Processo
SubProcesso: Inclusão de Processo

Sintoma

Problema ao incluir um novo processo no BCSJurídico.
Apresenta o erro: “Não existe caso mãe cadastrado para esse escritório”.


Causas

Mesmo que este cliente já possua um “Caso Padrão de Faturamento” cadastrado no módulo BCSCadastro, é necessário que seja criado o vínculo do caso padrão com Escritório em questão.

Solução

No sistema BCSCadastro, acessar o menu Faturamento > Cliente/Caso > Cliente.

Pesquisar o cadastro do Cliente que apresentou erro.

Localizar a aba “Caso Mãe Padrão”.

Clicar no botão Incluir, e em seguida, preencher o Escritório e o Caso Padrão de Faturamento.









Taxa Moeda - Pedido de Compra x Nota Fiscal

Produto: Totvs Protheus Compras
Processo do Sistema: Taxa Moeda PC x NF

Sintoma

Funcionamento da Taxa da Moeda no pedido de compra e como este pode ter sua taxa de conversão alterada.

Solução
Na inclusão do pedido de compras caso não informada a taxa da moeda no cabeçalho da rotina para a data de referencia envolvida, ou seja, o campo C7_TXMOEDA será gravado com valor zerado, a rotina irá efetuar a seguinte validação na inclusão da NF e amarração com o pedido de compras:
- Caso o campo C7_TXMOEDA esteja preenchido, a rotina irá validar a taxa de referencia na data de emissão do pedido de compras, visando conversão no Doc. Entrada (função xMoeda na rotina Matxfuna).

- Caso o conteudo no campo C7_TXMOEDA esteja em branco, a rotina irá verificar qual a taxa da moeda no dia da inclusao do Doc. Entrada, visando conversão(funcao xMoeda em conjunto com funcao RecMoeda presentes na rotina Matxfuna).

Para alterar o valor da taxa de conversão e processo padrão da rotina acima, é disponibilizado o ponto de entrada abaixo, presente na rotina MATXFUNA, na função xMoeda, onde poderá validar conforme sua necessidade: Portal TDN (tdn.totvs.com) TDN > Softwares de Gestão > Microsiga Protheus > Materiais > Compras e Suprimentos > Ponto de Entrada > MTXMOEDA - Altera o valor de retorno da conversão
Executado no término da rotina permite alterar o valor de retorno da conversão.




Informações Adicionais

Observação: 
Para suporte no Desenvolvimento em linguagem ADVPL, orientamos alocação de analista com conhecimentos em ADVPL, onde também poderá entrar em contato com a equipe N1-ADVPL.
Através da equipe N1-ADVPL poderá solicitar a informação de pontos de entrada disponíveis em outros pontos das rotinas do pedido de Compras (MATA120) e Doc. Entrada (MATA103) para customização do processo visando atendimento de sua necessidade.











Melhoria na performance da rotina de recalculo do custo médio

Produto: Totvs Protheus Estoque
Processo do Sistema: Melhoria na performance da rotina de recalculo do custo médio  

Sintoma

Procedimentos para melhoria de desempenho na rotina de recalculo do custo médio (MATA330)


Solução


ITEM 1:Contabilização por Thread - Para ganho de performance no processamento da contabilização de custos, nas rotinas “Recálculo de Custo Médio” (MATA330) e “Contabilização do Custo Médio” (MATA331), foi implementado o conceito de contabilização por thread que permite ao usuário definir através do novo parâmetro “MV_M330THR”, o número de threads que deverão ser executadas ao mesmo tempo pelo Sistema. Vale ressaltar que se ambiente do cliente já estiver utilizando entre 80% e 90% de sua capacidade de leitura/gravação de disco e processador não e recomendado a utilização de mult-threads. (Verificar o boletim técnico).

ITEM 2: Processamento Paralelo - Para aumentar a velocidade de processamento da rotina “Recálculo de Custo Médio” (MATA330), implementou-se melhoria de performance na geração dos arquivos de trabalho “TRB” e “TRT“ (somente procedures). Essa implementação é aplicada aos processamentos com mais de uma filial selecionada, em que cada filial será convertida em uma thread, fazendo com que a geração dos arquivos de trabalho seja executada em paralelo, o que aumenta exponencialmente a velocidade de processamento da rotina de recálculo do custo médio. Não existe parâmetro para ativar o processamento em paralelo, é necessário apenas utilizar a rotina de recalculo do custo médio atualizada com stored procedures. (Verificar boletim técnico).

ITEM 3:Reprocessamento contábil – Neste caso foi melhorada a chamada da função CTBA190 (“Reprocessamento contábil”) que era executada uma vez por filial, atualmente a rotina de recalculo do custo médio executa a função chamando a função por range de filiais selecionadas o que faz com que a rotina tenha um ganho de performance muito grande e evita os semáforos nas tabelas de contabilização, pois a função e executada menos vezes do que o procedimento anterior a melhoria, neste processo não e necessário a configuração de parâmetros.

ITEM 4:Caso o cliente não utilize a contabilização na rotina de recalculo do custo médio e recomendado que antes de executar a rotina configure a pergunta “Gera Lancto Contábil” com conteúdo igual a “Mantem Lançamento” para que internamente não seja executada a função CTBA190 (“Reprocessamento Contábil”) com esse procedimento foi constatado uma ganho de performance de até 15%

ITEM 5: Parâmetro MV_MOEDACM – Foi desenvolvido o parâmetro MV_MOEDACM cujo principal objetivo e informar quais moedas serão utilizados no processo de recalculo do custo médio, quando o cliente não utiliza todas as moedas não se faz necessário processar o custo de todas moedas mas apenas das moedas utilizadas. Esse procedimento e utilizada para ganho de performance na rotina de recalculo do custo médio, para maiores detalhes favor verificar o boletim técnico do parâmetro.

ITEM 6: Criação de Log de monitoramento – Foi desenvolvido o log de monitoramento para a rotina de recalculo do custo médio onde o cliente poderá verificar o que esta acontecendo na rotina passo-a-passo, para maiores detalhes consulte o boletim técnico.

ITEM 7: Na lista de parâmetro da rotina de recalculo do custo médio configurar o parâmetro “Apagar Estornos?” com o conteúdo igual a “Não” com esta configuração a rotina ira ter um ganho de performance de 5%

ITEM 8: Caso o cliente não utilize o processo de transferência de materiais entre filiais (MATA310) poderá desligar o processamento através do ponto de entrada MA330PRC.

 ITEM 9:Através do ponto de entrada MA330TRB e possível manipular o arquivo de trabalho
que será processado pela rotina de recalculo do custo médio. Um exemplo de utilização deste ponto de entrada seria a necessidade de não processar produtos obsoletos, assim melhorando a performance da rotina.

Informações Adicionais

Tabelas envolvidas:
AF9,AFN,CT1,CT2,CT3,CT5,CT6,CT7,CTC,CTT,SB1,SB2,SB6,SB7,SB9,SBD,SC2,SCC,SD1,SD2,
SD3,SD5,SD7,SD8 ,SDB, SF1,SF2,SF4,SF5,SF8,SFB,SFC,SG1,SI1,SI2,SI3,SI5,SI6,SI7,SM2,SM0,
STL,SWN..







Calcular automaticamente o campo D1_TOTAL no documento de entrada

Produto: Totvs Protheus Compras
Processo do Sistema: Calcular automaticamente o campo D1_TOTAL no documento de entrada

Sintoma

Para calcular o campo D1_TOTAL automaticamente na inclusão de um documento de entrada

Solução

Será necessário incluir os gatilhos abaixo:

CAMPO: D1_VUNIT
SEQUENCIA: 001
CNT. DOMINIO: D1_TOTAL
TIPO: PRIMARIO
REGRA: NoRound(M->D1_VUNIT*M->D1_QUANT,2)          
POSICIONA: NAO
ORDEM: 0


CAMPO: D1_VUNIT
SEQUENCIA: 002
CNT. DOMINIO: D1_TOTAL
TIPO: PRIMARIO
REGRA: If(A103Trigger("D1_TOTAL"),M->D1_TOTAL,CriaVar("D1_TOTAL"))
POSICIONA: NAO
ORDEM: 0




Acerto nas unidades de medida do produto

Produto: Totvs Protheus  Estoque                    
Processo do Sistema: Para acerto nas unidades de medida do produto

Sintoma

Divergência entre o saldo das unidades de medida.

Solução

1)Sem ter alterado o cadastro de produtos, ainda, mantendo apenas a 1o. unidade de medida

2) Realizar uma movimentação interna de requisição para o produto para retirar a quantidade atual da primeira unidade de medida

3) Alterar o cadastro de produtos, isto é, digitar a sua segunda unidade de medida e seu fator de conversão

4) Realizar um movimento interno de devolução para o produto para incluir/voltar a primeira unidade de medida e assim, o programa calculara sua segunda unidade de medida corretamente.

Estes serão os procedimentos a serem adotados onde deverá ser utilizado Tipo de Movimentação interna Valorizada na requisição e devolução, para informação correta do custo na movimentação, realizar o processo após o fechamento para evitar divergências.


Informações Adicionais

Observação: 
- Deve ser realizado após backup
- Sempre  com acompanhamento de analista TOTVS.
-  Validar o processo primeiramente na base de testes


- Campos envolvidos:

UNIDADE: Principal Unidade de Medida utilizada para se referir ao Produto.
Exemplo: ======== Um Produto pode ser Comprado em Caixas e vendido em Unidades. Neste caso pode-se informar a 1UM=Unidade e a 2UM=Caixa. Isto permitira que todas as movimentações possam ser feitas tanto em Unidades como em Caixas.

FATOR CONVERSAO: Fator de Conversão da 1aUM para a 2aUM. Todas as Rotinas de Entrada, Saída e Movimentação interna possuem campos para a digitação nas 2 unidades de Medida. Se um Fator de Conversão for cadastrado, somente um deles precisa ser digitado, o sistema calcula a outra unidade de medida com base neste Fator de Conversão e preenche o outro campo automaticamente. Se nenhum Fator de Conversão for atribuído os 2 campos deverão ser preenchidos manualmente. 

SEGUNDA UN. MEDIDA: Segunda Unidade de Medida utilizada para se referir ao Produto.

Tipo de Conversão: Multiplica ou Divide o Fator de Conversão para se calcular a 1a Unidade de Medida.

 1o Exemplo :
MULTIPLICACAO:
1UM = CX (Caixa)
2UM = PC (Peca)
FC (Fator de Conversao) = 16
O sistema irá calcular:
2UM * FC = 1UM, onde: (1 Peca)*16 = 1 Caixa, ou seja, 1 Caixa possui 16 Pecas.

2o Exemplo:
DIVISAO:
1UM = PC (Peca)
2UM = CX (Caixa)
FC (Fator de Conversao) = 16
O sistema irá calcular:
2UM / FC = 1UM, onde: (1 Caixa)/16 = 1 Peca, ou seja, 16 pecas juntas formam 1 Caixa.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Acerto do MV_DOCSEQ

Produto: Totvs Protheus Estoque                                                                          
Processo do Sistema: Acerto do MV_DOCSEQ
SubProcesso:  

Definição do Processo

Para realizar o acerto da numeração dos campos D*_NUMSEQ, é necessário primeiro realizar o levantamento da maior numeração gravada.


Descrição do Processo

Para realizar o levantamento da maior numeração gravada deve-se  seguir o procedimento abaixo:

• Via MPSDU, abrir as tabelas SD1SD2 SD3.

• Em cada uma destas tabelas, verificar qual é o maior valor gravado entre as tabelas para os campos D1_NUMSEQD2_NUMSEQD3_NUMSEQ.

• Após identificar o maior valor, incrementa-lo (se por exemplo encontrar o maior valor sendo '001000' o valor incrementado será '001001') e informa-lo no parametro MV_DOCSEQ.

• Após realizar uma nova movimentação (interna, NF entrada ou NF saida) e verificar se será apresentada alguma mensagem de validação. Caso continue sendo apresentada, significa que o valor informado no parametro não foi o maior valor entre os registros da tabela. Dessa forma deve-se realizar o procedimento novamente.

Informações Adicionais

Observação: Caso o parametro MV_DOCSEQ esteja definido por filial, ao realizar o filtro para identificar o maior valor de D*_NUMSEQ, deve realizar o filtro por filial.
 Realizar as alterações em ambiente de teste para validação.